sábado, 14 de novembro de 2009

Tipos de anestesia


ESPINHAIS: O que é: as substâncias anestésicas são injetadas na espinha. A injeção pode ocorrer diretamente no liquor da membrana espinhal (este é o tipo raquidiana) ou na região imediatamente antes de atravessar a membrana dura-máter (peridural). A raquidiana tem efeito imediato, a peridural leva até 15 minutos para agir.Aplicação: utilizadas para cirurgias nos membros inferiores, cesarianas, cirurgia vaginal, plástica abdominal.Duração: de 2 horas (raquidiana) até 5 horas (peridural, sendo que o efeito pode ser prolongável).Nível de consciência: variável.Risco: desde formigamento por meses até paralisia parcial do membro. Em casos extremos, pode ocorrer parada respiratória.






PLEXULAR: O que é: o anestésico é injetado em um tronco de nervos. No caso de um braço, por exemplo, o anestésico é injetado na axila, e todo o braço fica anestesiado. Aplicação: usada em cirurgias nos membros. Duração: de 3 a 6 horas.Nível de consciência: variável.Risco: desde formigamento por meses até paralisia parcial do membro.



GERAL: O que é: formada por várias substâncias combinadas (de 3 a 10) que retiram a consciência, a dor e relaxam a musculatura. Podem ser inaláveis ou injetáveis, e os dois processos podem ser combinados.Aplicação: usada para procedimentos mais complexos, como transplantes de órgãos, cirurgias torácicas e cerebrais.Duração: variável.Nível de consciência: o paciente fica 100% inconsciente.Risco: depende das condições clínicas do paciente: 1 em 200 mil sofre parada respiratória ou cardíaca. Em casos extremos, pode levar à morte.
LOCAL:O que é: o anestésico bloqueia as fibras nervosas apenas do local em que o medicamento foi injetado. É o único tipo de anestesia que não age no sistema nervoso central.Aplicação: usada em procedimentos superficiais, como retirada de sinais da pele.Duração: de 1 a 2 horas.Nível de consciência: total.Risco: praticamente não há.







Nenhum comentário:

Postar um comentário